quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Perdoados e Controlados


Cristianismo, para alguns a religião dos bons, para outros a religião dos fracos. A religião cristã me parece nitidamente uma justificativa para os fracos, preguiçosos, oprimidos e incapazes. A meu ver ela incita o homem a rezar para que sua vida mude, a pecar e contar com o perdão, a não reagir ao seu agressor e perdoá-lo, para que possa ser perdoado posteriormente, e outras inúmeras atitudes que estimulam a fraqueza.
Como Nietzsche já proclamava, a “força” que se estabelece em nosso tempo é a fraqueza. Estamos acomodados a viver a doutrina do “depois”, praticamos as atitudes corretas para que possamos usufruir do paraíso além-vida, nos especializamos em atividades que geram capital e lucro para que vivamos uma vida com regalias fora do trabalho ou depois da aposentadoria. O fato é que com isso perdemos grandes partes de nossas vidas, quando não a perdemos por inteiro, em busca do depois. Possuímos uma postura niilista, negando valores, nos negamos o corpo, o agora, as vontades em prol de um ideal inatingível.
Se antes nós deixávamos de viver para garantir nossa entrada no paraíso, agora deixamos de vivenciar o agora para viver o depois, o futuro, próximo ou não.
Não me preocupo com o cristianismo, não mais, pois nitidamente esta em decadência e mais cedo ou mais tarde as pessoas notarão que até mesmo os mais religiosos deixam seu Deus em segundo plano nessa era moderna, confiando em medicamentos invés da tradicional reza ou fazendo cursinhos aos domingos deixando a missa de lado. O que me preocupa é a herança que a religião vai deixar para a ciência, uma população controlada praticante do niilismo moderno.
Logo essas atividades nos reprimem, impede a força, o talento, à vaidade, o orgulho intitulando-as de pecados ou atitudes não nobres, tornando o mundo o lugar dos fracos, perdoados e controlados.

3 comentários:

  1. esse controle de super nintendo ae da foto
    da maior saudade
    AEUIjhaUIHiuAHUhAUIhAU
    by:dede =D

    ResponderExcluir
  2. Polêmica essa sua opinião... mas acho que deveria ser difundida.
    Confesso que já tentei, mas ainda não consegui me desfazer da imagem de Deus.Requer um desapego muitoo grande, que eu AINDA não consegui atingir.
    Da religião, eu me livrei.Cansei de servir de massa de manobra pra atender as vontades de um grupinho fechado.
    E eu me questiono, qual a função da religião se a mesma diz que esse Deus a quem ela(s) adoram é onipotente e onipresente. Não faz sentido a necessidade de um intermediário se Ele está em todos os lugares e pode tudo ver.
    É tudo muito contraditório. Mas as pessoas não querem enxergar pq é muito fácil ter quem culpar pelas consequências de seus atos e escolhas. Se deu certo foi porque Deus quis, se não deu foi pq Deus não quis.
    Cansei disso!
    ______
    http://planetabandonado.blogspot.com

    ResponderExcluir