domingo, 27 de setembro de 2009

Geração Créu


Olho para a História e vejo, com grande freqüência, gerações de jovens inquietos, ativos, sonhadores, presentes em todos os assuntos e com vontade de mudança. Mas olhando para o presente o que posso ver é uma juventude estática, comodista, preguiçosa e desinteressada.
Os jovens estão definitivamente mudados, e perderam, infelizmente, o que tinham de mais admirável, a sua inquietude revolucionaria, de utilidade notória em alguns momentos históricos e extremamente contestada como rebeldia outrora.
Essa comodidade contemporânea se deve a vários fatores, na verdade já é parte da cultura atual. A busca do jovem pela falta de incômodos vem sendo nitidamente agravada pela tecnologia, com a qual eles podem executar diversas tarefas sem mesmo sair de casa, como compras, pesquisas, entreter-se e principalmente comunicar-se.
A internet é sem duvida uma das maiores protagonistas dessa transformação dos jovens. Eles obviamente aproveitam mal essa dádiva, com ela podem, sem duvida, entrar em contato com diversas culturas, escutar diversos tipos de musica, conhecer diversas obras artísticas e literárias, mas invés disso disseminam vídeos idiotas, danças de mulheres frutas, todo e qualquer tipo de futilidade que possamos imaginar.
O pior de tudo é que eles aderem fielmente a essas banalidades, deixando de lado todo e qualquer interesse que poderiam vir a ter em relação as coisas que proporcionam o bem comum, as coisas de alguma utilidade para si e para a sociedade.
Eles gostam de dançar o creu e ver a bunda da mulher melancia balançando, importam se em vestir o mesmo tipo de roupa da vocalista do paramore, tentam ser originais digitando com todos aqueles “X” e “H”, não perdem de jeito algum o episódio semanal de Naruto, passam dias e noites jogando seus RPG on-line, falam da sua vida medíocre e seus problemas de fácil resolução em seus blogs.
Uma vez Renato Russo descreveu a “Geração Coca-Cola”, uma geração forte com ímpeto para mudar as coisas que apesar de terem sido criados em um mundo de egoísmo e falcatruas iriam virar o jogo a seu favor, mas sem duvida não era da geração atual que eles estava falando. Eu poderia definir a juventude contemporânea como a “Geração Creu”, sem ímpeto nem mesmo para ir até a velocidade cinco e com interesses extremo por toda futilidade da moda.
Logo enquanto esses seres não pegarem um livro para ler, não "Crepúsculo" ou qualquer livro desses de alguma “modinha” linear, mas um livro que cause alguma reflexão que proponha uma postura diferenciada, ou então venham a ser motivados de alguma forma, eles continuaram a ter uma posição indigna de atenção à suas ideologias.

Até bem pouco tempo atrás
Poderíamos mudar o mundo
Quem roubou nossa coragem?

( Renato Russo)
Agora alem de coragem falta a vontade para mudar e como sempre seguimos em um caminho complexo e degradativo, fadando-nos ao caos absoluto e irreversível, e aparentemente fazemos muito pouco para mudar isso.

6 comentários:

  1. "Quem roubou nossa coragem?" Fica a pergunta. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem feito, reflexões muito bem colocadas!
    As vezes tenho a sensação de que nasci na época errada... isso te ocorre?
    Por que ninguém se interessa mais em ir de encontro aos regimes opressores? Por que ninguém mais ler Platão, Hobbes, Nietzsche? A juventude desconhece Beatles,Hendrix, Ray Charles...
    Heróis nacionais? Ronaaaldo, é claro!
    Carlos Prestes, coitado, ninguém nunca nem ouviu falar!

    Eu tento, arduamente, conscientizar pessoas do seu papel enquanto cidadão, de que NÓS temos poder em mão suficiente para mudar essa realidade... agora, pergunta se alguém me ouve?

    ______
    http://planetabandonado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ahUAHuHAuhUAhu é verdade meu caro amigo :D

    ResponderExcluir
  4. \o/ NARUTO SHIPPUDEN NA VEIA ^^ ahuHAuHAUhUAHuHAuHUAUAhUHAuHauhUah

    ResponderExcluir
  5. tenho apenas infelizmente que concordar com vc em cada palavra escrita, em cada observação bem feita!

    ResponderExcluir