sábado, 25 de julho de 2009

Indivíduo Divisível

Há tempo eu acho que esse conceito de indivíduo está comprometido. Definido no dicionário como: Ser ¹, Sujeito ² entre outros ... Indivíduo é também um adjetivo de definição: Que não se divide ¹, indiviso ² , integral ³ ...

Em todo caso isso não se aplica a nós seres humanos, que somos tão divisíveis. Existem posturas que a sociedade espera de você em diversas situações. São as diferentes maneiras que você se porta no seu dia a dia, como por exemplo: você como filho tem uma postura em relação aos pais, como pai tem outra em relação aos seus filhos, sua relação com seu patrão e também com seus empregados e etc.

A sociedade já te molda de uma forma que você tenha “n“ faces, e isso de fato torna sua vida mais complexa. Penso que se você tem que ser tantas “pessoas” diferentes, como pode ter certeza da pessoa que você é? Como pode se conhecer tendo que ter tantas posturas, ações e aptidões diferentes?

A pergunta que você mais ouve quando é criança é: “O que você vai ser quando crescer?”. Esse é o interesse do mundo em você. Essa sociedade capitalista, com valores extremamente egoístas, só preocupa-se com o seu potencial de consumo, as coisas que você vai comprar, o trabalho que vai exercer, sua participação efetiva para que o ciclo capitalista no qual o mundo esta mergulhado continue a girar.

O mundo é egoísta e se importa com o que você é para ele, se é um bom filho, um bom empregado, um bom cidadão, mas ele não se importa se está feliz ou satisfeito.

Enfim se o mundo não se importa conosco, será que vale a pena nos importamos com ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário