domingo, 26 de julho de 2009

Uma Mentira Verde


Ultimamente a maioria das pessoas tem aderido a uma posição contra o impacto ambiental, e todos os danos que os produtos que consomem e suas vidas em geral causam a natureza.

No entanto muitas dessas pessoas não sabem o verdadeiro porque dessa atitude, elas simplesmente seguem um tido de “moda”. Alguns dizem que é apenas pra salvar a natureza porque ela é o que há de mais belo e tentar salva-lá é o mínimo que podemos fazer para recompensar todo o dano que causamos ao longo desses tantos anos de historia.

Bem quero deixar claro que não sou contra protegerem o ecossistema, não odeio o Green Peace e não sou a favor de demastarem a floresta amazônica para a construção do maior shopping center já visto.

O que quero criticar é o desconhecimento das pessoas sobre o real motivo pelo os quais elas são de um movimento pro – ecologia.

Você que pensa que participa de um movimento protetor do ecossistema porque a árvore é verde, e verde é bonito, eu lhe peço que leia com atenção o resto do artigo.

Nós seres humanos somos inegavelmente prepotentes, a ponto de acharmos que somos capazes de destruir ou salvar a natureza. A natureza existia muito antes do ciclo evolucionista do ser humano se completar, ela estava aqui antes de nós e é provável que esteja após a nossa extinção. Nós somos altamente dependentes da natureza, ao contrário dela que não precisa de nós para nada.

Tendo em vista esses pontos, por que realmente tentamos salvar a natureza?

É pela importância fundamental que ela tem em nossas vidas, pelos recursos dos quais dependemos tanto.

Então preste atenção, antes de você sair por ai defendendo um movimento ecológico como se fosse à pessoa mais altruísta do mundo mostrando se importar com as plantinhas e animaizinhos, lembre-se que você só protege o ecossistema porque é dependente dele, o que é apenas uma atitude egoísta e indigna de admiração.

Por tanto antes falar leigamente sobre um assunto e defender uma tese sobre a qual você não tem o mínimo conhecimento, se informe, reflita.

Enfim é importante preservar a natureza, porque nitidamente ela nos provém recursos insubstituíveis nesse momento. Não se congratule por estar fazendo algo em prol de si mesmo, não aja como se não fizesse parte da destruição que diz tentar extinguir.

Tente enxergar a verdade, mesmo que ela esteja pintada de verde.

2 comentários:

  1. A argumentação acerca da preservação do meio ambiente existe da forma que você nega. Uma pessoa próxima a mim fala exatamente o que você critica e não é sem consciência. Acontece que esse é um sentimento real. Não se trata apenas de subsistência, mas também de uma conexão maior com a natureza, que faz a pessoa sentir que destroi a si mesma quando destroi uma floresta.
    Se vangloriar é algo que alguns indivíduos fazem por serem neuróticos e vaidosos, mas nemt todos. Pasme, o altruísmo existe.

    ResponderExcluir
  2. Ao Silas
    Bem, eu sei que existem pessoas que defendem uma antítese contra meus argumentos, não tentei generalizar os defensores da ecologia como ignorantes. Sou realmente céptico em relação a muitos assuntos como vinculos maiores com a natureza, mas nem de longe admito isso impossível.
    O altuímos existe?
    Realmente não creio, lapsos de altruísmo passam por nossas mentes, rapidos e momentaneos, a questão é: Será que valem a pena?

    ResponderExcluir