sábado, 4 de dezembro de 2010

Ao mestre, com carinho

Há muito tempo eu estou indignado com a educação brasileira. E esse fator não se deve só ao desinteresse do governo em administrar bem o futuro do país, mas o que me decepciona mais são os professores.
É claro que não me refiro a todos os professores, existem algumas raras exceções. No entanto a maioria dos professores que eu vejo está plenamente desmotivada e não vejo esses mesmo professores tentando motivar os seus alunos de alguma forma efetiva.
Vejam bem, o que eu proponho na verdade é que esses professores nos ensinem o que interessa de verdade. Nossos mestres devem nos ensinar o que realmente precisamos aprender, ou seja, devem nos ensinar a pensar.
Quando você está na escola te dizem que -1. (-1) = 1, mas não te dizem o porquê disso. Não é difícil explicar que o inverso de 1 é -1 e inverter o inverso daria no fator inicial, mas eles não o fazem porque estariam te ensinando a pensar e tirar suas próprias conclusões.
Vivemos imersos em um sistema subversivo de interesses escrotos, onde pensar e combater não são atitudes plausíveis. E é nisso que os professores deviam nos ajudar. Os jovens são o futuro, a educação é um modo de moldar o futuro e os professores são as ferramentas para isso.
Por favor, professores, não nos ensinem matemática, história ou geografia. Ensinem-nos a pensar, nos tornem capazes de decidirmos o nosso futuro e o futuro do mundo com conhecimento e da melhor forma possível. 

8 comentários:

  1. As pessoas só podem ensinar o que elas sabem. Será mesmo que os professores pensam? Pra mim, 95% dos professores não tem vocação pra isso, assim como psicólogos, engenheiros...a maioria das pessoas está na profissão errada, até eu acho que estou. xD Mas aposto que eles se esforçam pra ensinar tudo o que eles sabem, o problema é que tem alunos que desmotivam os professores, assim como baixos salários também desmotivam...uma série de fatores que vão desencadeando uma série de erros e assim vamos vivendo...

    ResponderExcluir
  2. Pow os ploblemas tem que ser analisados em sua devida escala , o porfessor tb e gente e leva seus ploblemas para a sala do mesmo jeito que aluno le va os dele por isso a sala e uma reproduaçoa social , no entanto se paramos pa pensar se os professores tivessem melhores salarios e pudessem ter mais tempo livres para estudar seraim melhores qualificados.A questao de nao ensinar a ser critico talvez seja por o proprio professor nao desenvovelveu isso ou nao ligue para a sala de aula ha muitas coisas que podem explicar isso mas poucas respoderiam satifastoriamente e nao esqueçendo que a educaçao e um inmstrumento de controle, entao nao interessante dar muito estudo oq e um contra senso pois precisamos de trabalho qualificado para levar o pais ao progresso oq nao significa melhor distribuiçao de renda pis o capitalismo em sua natureza impossiblita isso.
    vlw espero ter deixado um bom comentario!

    ResponderExcluir
  3. Você fala muito superficialmente no que concerne a esse problema imenso e notável do nosso país, fez como os professores que dizem que -1. (-1) = 1, mas não dizem o porquê disso.Já parou para pensar pq os professores estão assim?

    ResponderExcluir
  4. Foi uma confissão e uma proposta, falar mais sobre isso demandaria mais tempo e espaço. Os professores tem problemas mundanos como cada um de nós, mas se nos propomos a fazer algo deveríamos fazê-lo corretamente, independente dos problemas é necessário empenho.
    Ou você está dizendo que um erro justifica o outro?
    "OH, professores tem problemas e por isso eles vão fuder a sociedade" o.o

    ResponderExcluir
  5. É o segundo blog que esbarro que está tratando do mesmo tema!
    Concordo com a sua colocação, e acho que tudo gira na falata de incentivo, repetindo-se os mesmos erros "over and over again"!
    Ensinar a pensar é essencial!

    Belo post!


    ;D

    ResponderExcluir
  6. kk mt bom

    estou te seguindo espero que vc retribua


    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Hahahha... verdade.

    Eu nunca entendi porque um número negativo multiplicado por um negativo da um número inteiro...

    Samuel.

    ResponderExcluir
  8. Acho que nenhum matéria seja descartável. É preciso estudar um pouco de tudo. Uma coisa é certa: realmente a qualidade de ensino está sofrível, mas não seria um reflexo da má educação dos estudantes?
    Não estou generalizando em hipótese alguma.
    Mas está havendo uma inversão de valores nada agradável.
    É preciso refletir muito sobre o assunto.
    Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir